20
Jul

Pakistani chai ou chá paquistanês

Oi gente, tudo bem?

Acredito que a maioria das pessoas que visitam o blog já ouviram falar ou até mesmo já experimentaram o Chai paquistanês que nada mais e que chá preto, leite e especiarias.

Quando eu casei em novembro de 2012 nós comemos muitos doces típicos do Paquistão regados a muito chai. E eu não gostei nadinha disso hehe. De lá pra cá eu digo e repito sem medo de errar que o Chai é, com certeza, o chá mais gostoso que já tomei na minha vida.

Então vamos a receita?

Pakistani Chai ou chá Paquistanês

Ingredientes:
5 a 6 cardamomos verdes (opcional para dar mais sabor)
500 ml de leite integral
500 ml de água
3 colheres (sopa) de chá preto paquistanês (você pode comprar online ou até mesmo encomendar direto do Paquistão) ou 3 saquinhos de Lipton Tea (esse é o melhor chá preto que existe)
1 pedaço de canela em pau
Açúcar ou mel para adoçar
1 anis estrelado ou 4 cravos da india (meu marido coloca um ou outro para dar mais sabor)
Algumas pessoas gostam de colocar 2 pedacinhos de gengibre.

 

2012_2_2-chai-ingredients

Modo de fazer:
Em uma panela pequena coloque a água, o cardamomo, a canela e as outras especiarias citadas anteriormente se preferir um chá mais aromático (anis estrelado ou cravo da india e o gengibre).
Leve a mistura ao fogo alto até ferver. Quando começar a ferver abaixe o fogo e deixe cozinhar por alguns minutos até a mistura ficar perfumada. Adicione o leite e o chá paquistanês (ou o Lipton Tea original) e cozinhe por mais um minuto. Em seguida desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 2 minutos. Despeje o chá em um bule próprio para chá através de uma peneira de malha fina. Descarte as folhas, ou saquinhos do chá, e as especiarias. Adoce a gosto e sirva.

Caso você queira fazer um chá mais saboroso para o café da manhã comece a prepará-lo na noite anterior, veja:
Em uma panela pequena misture a água, o cardamomo, a canela e o anis estrelado. Não adicione o gengibre ainda. Leve ao fogo até ferver, desligue o fogo e tampe a panela.
Na manhã seguinte, adicione o gengibre e leve ao fogo novamente até começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até a mistura ficar perfumada. Adicione o leite e as folhas de chá (ou os saquinhos de Lipton Tea) e deixe cozinhar por mais 1 minuto, em seguida desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 2 minutos. Despeje no bule de chá através de uma peneira de malha fina descartando as folhas, ou os saquinhos, e as especiarias. Adoce a gosto e sirva.

 

chai

 

OBS: Talvez vocês tenham dificuldades em encontrar o cardamomo verde no Brasil. Caso isso aconteça faça o chá com as outras especiarias citadas e esqueça o cardamomo.

Vocês podem usar um chá preto de boa qualidade caso não encontrem o chá paquistanês ou o Lipton Tea.

Foto 1 by theKitchn e 2 by @cravecookclick


Deixar um comentário

2 Respostas para "Pakistani chai ou chá paquistanês"

Regina Sales
07-11-2016 @ (16:40)

Oi Andreza,
Gosto de vestidos de casamento, eu vi um e resolvi ler, sobre quem casa com um paquistanês e encontrei você. Gostei da forma que escreve. Me chamo Regina, moro em Goiânia/Goiás, tenho 52 anos, divorciada, tenho dois filhos: Bruno com 30 anos, que se casa em dezembro e Thais 28 anos, casada e mora Houston USA. Moro com minha mãe, sou cristã e gosto de aconselhar mulheres de como viver melhor. bjos

Responder


Andreza Gomes Andreza Gomes - November 25th, 2016 em 12:20 pm respondeu:

Oi Regina! Mto prazer 🙂 fico mto feliz em vê-la por aqui. Seja bem vinda aqui no meu cantinho. Tbm gosto de aconselhar mulheres. Bjiimm

Responder


vem me seguir no

@colorindoavidablog

Colorindo a Vida - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017