30
Jan

Casamento no Paquistão

Se você é noiva de um paquistanês, com certeza, morre de vontade de casar toda emperequetada, né não? Meu casamento foi simples e não seguiu todos os rituais porque moramos na Irlanda. Se tivéssemos casado no Paquistão pertinho da família dele teria sido uma festança grande.

Para quem não sabe o casamento paquistanês pode durar vários dias e tem pelo menos três cerimônias separadas. O pai da noiva arca com as despesas (que não são poucas), mas as famílias sempre dão uma ajuda daqui e dali. Alguns convidados levam doces que são sempre muito bem vindos. 

A noiva é o centro das atenções com roupas coloridas, maquiagem forte, jóias bem extravagantes e tatuagens de henna. Ah! E em cada cerimônia os noivos usam roupas diferentes. 

Vamos ver algumas fotos? As fotos abaixo são do casamento da Safa e Saad. 

Primeiro dia: Dia do Mehendi

O noivo juntamente com seus familiares e amigos vão até a casa da noiva para celebrar o primeiro dia do casamento.  Nas famílias mais modernas eles chegam dançando e é uma festança só. Nas mais tradicionais não tem dança. Nesse casamento houve dança. Muita dança por sinal. 

As cores típicas para este dia são o amarelo e o verde. Da decoração as roupas tudo é bem colorido. Nesse dia é feito tatuagem de henna na noiva e suas amigas. E, sim, o noivo vai até a casa da noiva montado em um cavalo branco vestido com uma capa bordada. Alguns mais exóticos vão montados em um elefante todo decorado. 

pakistani-mhendi-1mehndipakistani-mhendi-5pakistani-mhendi-61pakistani-mhendi-3pakistani-mhendi-8pakistani-mhendi-2

Segundo dia: Nikah

Cerimônia islâmica onde é firmado o compromisso de casamento. O noivo e sua família vão até a casa da noiva onde a cerimônia acontece. Nesse dia a noiva costuma usar vermelho mas tem algumas que optam por outras cores como branco, bege, pink, entre outras. Geralmente as noivas chegam de braços dado com o pai. Quando chega a hora da noiva ir para a noite de núpcias é um chororô só. A noiva e seus familiares mais chegados (pai, mãe, irmãos) choram muito. Tudo porque a noiva está deixando a casa dos pais para ir morar, geralmente, na casa da família do marido.

Nesse dia é servido pratos quentes regados a muita pimenta e sobremesa. 

pakistani-wedding-16 pakistani-wedding-10 pakistani-wedding-7 pakistani-wedding-8

Terceiro dia: Valima

Dia de celebrar a união do casal e a mais nova família que está se iniciando. A família da noiva e todos os demais convidados vão até a casa da família do noivo e é uma festança só. Afinal de contas o casamento já foi consumado e agora é só alegria. 

Também é servido pratos quentes regados a muita pimenta.

pakistani-wedding-1 dsc3117 pakistani-wedding-5

PS: quando a festa de casamento é feita para um grande número de convidados não tem como ser na casa da noiva. Então, eles alugam lugares específicos para a festa. Geralmente, em hotéis muito bem preparados para a ocasião. 

PS2: a festa de casamento no Paquistão é um verdadeiro acontecimento. Tem famílias que juntam dinheiro a vida inteira esperando a chegada desse momento. A grandiosidade das festas depende do poder aquisitivo das famílias em questão.  

Fotos do blog da noiva: Mybigfatpakistaniwedding  Fotógrafo: Mir Anwar Studios 

 



Deixar um comentário

2 Respostas para "Casamento no Paquistão"

Ana Maria Brogliato
02-02-2016 @ (12:23)

Que lindo! Vi algumas fotos de casamentos na India, é praticamente a mesma coisa, por se tratar também de casamento muçulmano.
Fico encantada com essa parte cultural e religiosa!
Beijos,
Ana
Viagens e Beleza

Responder


Adriana Lara
02-02-2016 @ (19:05)

gente que noiva mais linda….. que roupas maravilhosas… que tudo!!! adorei saber um pouco mais sobre esta cultura tão diferente da nossa … bjs

Responder


vem me seguir no

@colorindoavidablog

Colorindo a Vida - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017